A Territorialidade em Frida Kahlo
Na década de 1930, Frida Kahlo pinta o quadro “Autorretrato na fronteira entre México e Estados Unidos”, no qual a artista mexicana se posiciona em um conflito interno entre os dois territórios. O presente trabalho visa explorar como as escolhas semióticas para esta obra explicitam a dicotomia territorial da artista, bem como seus trajetos poéticos, se utilizando principalmente de preceitos de semiótica plástica, como proposta por Ana Cláudia Oliveira, e a semiótica greimasiana.
A obra em questão possui um claro impasse entre o lado esquerdo e direito da tela, que trazem fortes referências aludindo ao México e aos Estados Unidos, respectivamente. Ao centro há a figura da pintora trajando um vestido tradicional mexicano e carregando a bandeira de seu país. Ao lado esquerdo, a flora centro-americana e a cultura asteca marcam presença; enquanto o lado direito abraça a estética do cotidiano estado-unidense, com máquinas, fiações, tons acinzentados, fumaça de fábricas e a bandeira nacional.
A partir de tópicos da semiótica greimasiana, como o quadrado semiótico, é possível notar a relação ambígua da imagem: o México tradicional, o componente eufórico, que não só permeia a figura da autora como personagem dentro desta obra, mas também em sua trajetória tanto de vida quanto poética. Em oposição, os Estados Unidos trazem a questão disfórica contrariando os elementos vistos do lado mexicano.
A ambiguidade territorial de Frida, nesta obra, está demarcada pelo microcosmos alegórico da artista e da obra, formando um sistema semi-simbólico que articula plano de expressão e conteúdo. Esta noção já é prevista por autores como Antônio Vicente Pietroforte e Jean Marie Floch, que afirmam que pode haver, em estudos como as artes visuais, a costura entre visualidade e significação.
Esta obra de Frida Kahlo é um exemplar figurativo de questões territoriais, que margeiam o campo da arte há séculos, chegando ao século XXI com cada vez mais indagações, e recebendo dos artistas da arte contemporânea novas possibilidades visuais e soluções poéticas.
Country:
Brazil
Theme And Axes:
Arts semiotics: times and territories
Institution:
Universidade Federal de Pelotas
Mail:
mirna.xavier@hotmail.com
More speakers
Lauer Alves Nunes dos Santos
Estado del abstract
Estado del abstract:
Accepted